janeiro 05, 2023 4 min ler
Resumo:
Introdução: Muitas pessoas procuram métodos de correção postural para manter uma melhor qualidade de vida, o fortalecimento apresenta resultados excelentes aos praticantes. Diante disso, um grande desafio que vem sendo encontrado em Studios são os problemas na postura dos adolescentes.
Objetivo:O objetivo deste artigo é falar sobre a importância dos cuidados posturais com associação ao uso das Camisetas Posturais daAlignmed® Brasil.Conclusão: Há evidências de que os efeitos das desordens do padrão postural, podem modificar a qualidade de vida.
Palavras-chave: Dor; Postura; Qualidade de vida;Alignmed® Brasil
Introdução:
A boa postura pode ser definida como a posição corporal conseguida com o mínimo de esforço muscular, estando todos os músculos, ossos e articulações alinhados e funcionando de maneira adequada, em sintonia. A boa postura não causa dor e não sobrecarrega a musculatura.
Diferentemente dos adultos, crianças e jovens geralmente prestam menos atenção à postura, passando muitas horas em frente ao computador ou sentados de maneira inadequada. O excesso de peso nessa fase também pode ser fator de risco para desenvolvimento da má postura.
No entanto, na fase entre os 10 e 19 anos, ainda não ocorreu a completa consolidação das relações anatômicas e estruturais, sendo a má postura dos adolescentes ainda modificável nessa etapa da vida.
Outro fator que ocorre nesse período é o pico de crescimento, no qual as estruturas da coluna crescem mais rápido e nesse momento podem gerar as desigualdades e compensações que serão carregadas para a vida adulta.
Além dos fatores externos, como a posição corporal de visualização do celular por horas seguidas, o carregamento de mochilas pesadas, muitas vezes em um ombro apenas, faz com que o queixo e os ombros se projetam para frente e para baixo, podendo colocar tensão adicional através do pescoço, ombros e costas.
A fadiga destes músculos conduz a dores posturais e de cabeça, além de outros problemas como:
O objetivo deste artigo é falar sobre a importância do uso da camiseta posturalAlignmed® Brasil.Para ajudar na correção postural e auxiliar na qualidade de vida.
Uma das principais buscas em Studios de Pilates são de problemas relacionados à postura dos adolescentes. O principal benefício de manter ela correta é potencializar a qualidade de vida e o bem-estar corporal.
Quando iniciar os exercícios de Pilates, é essencial ajustar o corpo de modo que o peso esteja distribuído igualmente nos dois pés. Uma boa maneira de fazer isso é balançar ligeiramente para frente e para trás, tornando o movimento cada vez menor até que sinta que o peso está equilibrado sobre o centro do pé.
Devido ao peso das mochilas e a má postura ao sentar-se, adolescentes frequentemente apresentam discrepância do equilíbrio entre os ombros.
Os músculos abdominais devem ser puxados levemente para dentro e para cima, pois ao fazer isso, ativam-se os músculos do assoalho pélvico. Através da ativação da musculatura abdominal, a postura já melhora significativamente e o cóccix fica em direção ao chão.
Esta é uma posição neutra da coluna vertebral, em que as três curvas naturais – cervical (pescoço), torácica (média) e lombar (inferior) – estão presentes sem dobrar ou hiper-estender a pélvis. Esta é a posição mais forte da coluna vertebral quando estamos em pé ou sentados, pois permite que nosso corpo se movimente de maneira mais natural.
Exercícios como a ponte trabalham a parte inferior do corpo e ajudam a coordenar a respiração e o movimento. O objetivo é que as costas estejam em posição adequada, obtendo uma boa articulação sequencial, e os glúteos e os tendões desempenhando um papel menos importante.
Outro ponto considerável da curvatura pélvica é coordenar o padrão de respiração e movimento e aprender a articular lentamente a coluna vertebral com controle total. Além desse exercício ser usado em aquecimentos, pode-se fazê-lo em uma série destinada a ajudar aqueles com dores nas costas.
Outro movimento importante e que ajuda a fortalecer o assoalho pélvico, é a prancha. Um abdômen forte pode reduzir o estresse nas articulações e permitir que se alcance uma melhor postura. O exercício da prancha também pode ser usado como base para um teste de força e estabilidade do núcleo muscular.
A prancha é mais um exercício de fortalecimento do que um exercício cardiovascular, mas ao envolver uma gama de músculos também pode ajudar a aumentar a queima de calorias.
O fortalecimento muscular pode ser peça fundamental no desenvolvimento e no ajuste da postura dos adolescentes. Essa fase é extremamente importante para a criação de posturas corretas e de hábitos saudáveis que serão levados à fase adulta.
Referências Bibliográficas:
GUIMARÃES, M. A. Como evitar problemas em sua coluna vertebral. Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes. Rio de Janeiro, 1988.
JÚNIOR, Vicente Chirinéia. Hidroterapia. Fisio&Terapia. Ano II, n 10 Ago/Set 1998. Pág. 9. KENDALL, H. O. et al. Posture and pain. N. York. Krieger., 1977.
KENDALL, F. P. McCREARY, E. K. e PROVAMCE, P. G. Músculos Provas e Funções. Barueri, Manole, 1995.
KNOPLICH, J. Enfermidades da coluna vertebral. São Paulo, Panamed, 1983.
Cinesiologia e anatomia aplicada. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1989.
✔️ Produto adicionado com sucesso.