agosto 09, 2023 4 min ler
Resumo: No Brasil, a incidência de dor no nervo ciático e nas costas é muito alta. A taxa é de 13%, e mais de 60% da população está propícia a sofrer com esse tipo de incômodo. Esse percentual aumenta devido ao sedentarismo e ficar sentado por muito tempo em posições incorretas. Introdução: Objetivo: Nosso corpo é muito flexível, e devido aos inúmeros movimentos que se repetem nas atividades diárias, a estrutura corporal é afetada em alguns aspectos, principalmente a coluna vertebral, podendo ocorrer danos locais ou radiais.
O objetivo deste artigo é falar sobre a importância dos cuidados com associação ao uso das Camisetas Posturais da Alignmed Brasil.
Conclusão: Pacientes com lesões e dores no ciático.
Palavras- chaves: Dor; Crônica; Tratamento; Ciático; Alignmed Brasil.
Introdução
Quais são os motivos da dor no ciático?
Se o nervo ciático é doloroso durante a irradiação é porque o nervo está comprimido. Esse trauma pode ter origem imediata ou ser causado por movimentos repetitivos, como alguns dos exemplos abaixo:
Ficar sentado por muito tempo em uma cadeira ou outros estofados desconfortáveis; sentar-se em cima de carteiras com volume em excesso no bolso de trás da calça; Práticas esportivas também podem ocasionar desconfortos.
Essa síndrome é comum em pessoas entre 30 e 50 anos. Geralmente, a dor no ciático não é causada por apenas uma lesão, mas também pode ser ocasionada por uma variedade de fatores e desequilíbrios musculares.
Alguns dos casos mais agressivos causam lesões lombares ou nas extremidades inferiores ao longo do trajeto do nervo ciático.
Confira abaixo alguns exercícios para aliviar os principais desconfortos.
3 exercícios para aliviar a dor no ciático em casa.
Mobilidade:
Instruções:
Neste primeiro exercício, vamos começar deitados, deixando os braços mais abertos em questão lateral. Vou cruzar uma perna, mas não completamente, apoiado no joelho. Após o posicionamento, devemos rodar para o lado contrário.
Lembrando que se a sua dor no ciático estiver aguda e você não conseguir realizar nenhum movimento, significa que precisa de ajuda profissional.
Mobilidade em decúbito dorsal
Instruções:
Em decúbito dorsal, pressionamos as mãos no chão e levantamos o peito para a frente até o limite, sem dor.
Gato
Instruções:
Na posição de quatro apoios, devemos repetir os movimentos de abrir o peito na extensão e soltar para baixo, quase olhando para o umbigo.
Vale ressaltar que os exercícios para aliviar a dor no ciático não devem ocasionar outras dores no corpo, então, respeite o seu limite.
Principais fatores de risco para dor no ciático
Obesidade; Envelhecimento; Sedentarismo; Gravidez.
Como já foi dito anteriormente, a dor no ciático pode se manifestar de várias maneiras e, em alguns casos, gerar sinais de queimação local ou um simples desconforto.
Em algumas situações, a dor pode ocasionar uma certa incapacidade ao paciente e apresentar sinais de choque elétrico pelo trajeto do nervo.
Conclusão:
As dores nas costas estão sendo mais comuns a cada ano que passa, seja por má postura ou prática de exercício errado, como na musculação, um agachamento errado pode ocasionar a lesão nas costas.
A partir disso, realizar o fortalecimento da região é essencial para prolongar a boa saúde da sua coluna, evitando lesões mais graves na região.
Mesmo que a dor no ciático possa ser ajudada com os exercícios em casa, é aconselhável procurar um médico para realizar o tratamento da melhor forma possível.
A Alignmed é uma empresa conhecida por suas vestimentas de compressão, especialmente peças projetadas para melhorar a postura, reduzir a dor e aumentar o desempenho físico. Eles oferecem roupas que visam fornecer suporte e estabilidade para os músculos e articulações, aliviar a tensão e melhorar o alinhamento postural.
Referências Bibliográficas:
Kosek, E., Cohen, M., Baron, R., Gebhart, G.F., Mico, J.A., Rice, A.S.C., Rief, W., Sluka, A.K., 2016. Do we need a third mechanistic descriptor for chronic pain states? Pain 157, 1382–1386.
Treede, R.D., Rief, W., Barke, A., Aziz, Q., Bennett, M.I., Benoliel, R., Cohen, M., Evers, S., Finnerup, N.B., First, M.B., Giamberardino, M.A., Kaasa, S., Korwisi, B., Kosek, E., Lavand’Homme, P., Nicholas, M., Perrot, S., Scholz, J., Schug, S., Smith, B.H., Svensson, P., Vlaeyen, J.W.S., Wang, S.J., 2019. Chronic pain as a symptom or a disease: The IASP Classification of Chronic Pain for the International Classification of Diseases (ICD-11). Pain. https://doi.org/10.1097/j.pain.0000000000001384
Sluka, K. A.; Frey-Law, L.; Bement, M. H.; Exercise-induced pain and analgesia? Underlying mechanisms and clinical translation.
Pain. 2018, 159(2018) – S91 – S97.
Centers for Disease Control and Prevention. How much physical activity do adults need? 2016. Available at: https://www.cdc.gov/cancer/dcpc/ prevention/policies_practices/physical_activity/guidelines.htm. Accessado em Janeiro, 2023.
Ávila, Leonardo, Aula 7 – Efeitos do exercício físico na condição de tratamento não-farmacológico no sistema nervoso central, em paciente com dor crônica. Resenha Dor. Acessado em 09 de Janeiro de 2023.
Cruz-Ferreira, A.; Fernandes, J.; Laranjo, L.; Bernardo, L.M.; Silva, A. A Systematic Review of the Effects of Pilates Method of Exercise in Healthy People. Arch. Phys. Med. Rehabil. 2011, 92, 2071–2081.
Byrnes, K.; Wu, P.-J.; Whillier, S. Is Pilates an effective rehabilitation tool? A systematic review. J. Bodyw. Mov. Ther. 2017, 22, 192–202.
✔️ Produto adicionado com sucesso.