novembro 04, 2022 7 min ler

alteracoes posturais no idoso

Introdução

Hábitos posturais, em geral, acompanham o indivíduo desde a infância e uma das primeiras etapas para o desenvolvimento das alterações na postura, podendo causar uma disfunção irreversível. Podem influenciar alterações, como anomalias elaboradas e várias pessoas adquiridas, más hábitos e vários fatores, atividades físicas, alterações fisiológicas e alterações posturais. (BUENO, 2017)

Temos componentes sensoriais responsáveis pelo controle da postura e do equilíbrio do nosso corpo, está governado por informações de três sistemas que são eles: o visual, o vestibular e o proprioceptivo; cada um deles é dirigido a um sistema distinto de coordenadas externas.(GUCCIONE, 2002)

Durante o envelhecimento, pode-se observar uma diminuição importante da integridade destas características, podendo causar compensações ao alinhamento da coluna vertebral, influenciada pela brusca diminuição do arco medial do pé, aumentando as curvaturas da coluna, bem como a restrição e diminuição no tamanho da coluna vertebral. A maioria destas mudanças são ocasionadas mediante esforços que os idosos são submetidos ao decorrer da vida adulta, maus hábitos alimentares e/ou falta de exercícios físicos.

O número de idosos vem crescendo no Brasil, a nossa população vem passando por várias alterações no decorrer dos anos, as pessoas estão vivendo mais tempo. Conforme a estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)," haverá um aumento ainda maior de idosos no Brasil em torno de 2050, haverá, no Brasil, 73 idosos para cada 100 crianças. O IBGE prevê que em 2050 a população brasileira será de aproximadamente 215 milhões de habitantes." (UOL, 2022)

Portanto, este estudo visa identificar os principais processos patológicos na coluna vertebral nos idosos. Todos esses sistemas apresentam um papel importante, podendo comprometer o controle da postura de maneira a causar mudanças no corpo do idoso. 

Todas as alterações frequentes na terceira idade, são frutos de uma adaptação biomecânica aos sinais de envelhecimento. Essas alterações posturais acontecem progressivamente, portanto, o tratamento é feito quando há sintomas. Ou seja, se o idoso apresenta dores por conta das mudanças posturais, deve procurar um tratamento. A Camiseta Postural Pullover Alignmed, pode ser uma alternativa para te ajudar nessa fase.

envelhecimento coluna

A postura e o controle postural no processo de envelhecimento

A junção  dos processos de transformação do organismo que ocorre após um desenvolvimento sexual e que provoca resultados distintos em diversas áreas do organismo. Dentre as principais características que estão aumentando com o decorrer da idade, essas mudanças aumentam a velocidade da caminhada, aumentando a velocidade de caminhada, o aumento significativo da capacidade de subir os degraus e a elevação da posição sentada, fatores que favorecem a elevação da independência funcional. (CARVALHOet al., 2011)

A postura é considerada um processo estático, a gravidade e os mecanismos de controle neural causam continuamente mudanças sutis no controle postural Os sistemas vestibular e somarial são a fonte de orientação para a execução das funções de funcionamento do sistema.A seleção e organização dessa informação é processada sob o controle do sistema nervoso central. (CARVALHOet al., 2011)

Os problemas relacionados aos sistemas decorrentes do envelhecimento podem alterar os sistemas sensitivos, visuais e eficazes e causam risco de problemas degenerativos e ao ambiente que o idoso está inserido. (CARVALHOet al., 2011)

Além das estruturas estabelecidas para controlar a ação da gravidade, a estabilidade postural estática do centro de equilíbrio formada pelo eixo de projeção vertical da cabeça e do tronco, havendo o equilíbrio da Massão, base de apoio.  Além das estruturas que dão suporte para o controle da atividade da gravidade, uma estabilidade postural estática do centro de equilíbrio que, segundo a Massão, é formada pelo eixo da projeção vertical da cabeça e do tronco e do equilíbrio da massa do corpo na base de sustentação. Com o avanço da idade, as funções do controle postural perdem a sua velocidade de informação e a capacidade de resposta imediata ao equilíbrio corporal. Essas mudanças devem ser alteradas para o aumento da proteção de idosos (CARVALHOet al., 2011)

A função de estabilização necessária para o desempenho das funções de seguimento de utilização de ajustes posturais para manter a postura estável e preparar o corpo para a duração dos movimentos durante os movimentos. Os ajustes posturais são definidos por ação dos grupos relacionados ao exercício e ao controle dos exercícios. Pesquisas recentes mostram as configurações posturais preparatórias para trabalhar que a postura ortostática é utilizada como a postura de referência que é modificada para preparar o gesto. Com o envelhecimento, essas funções são compensatórias do sistema e várias etapas do controle, aumentando a capacidade postural, podendo aumentar a capacidade de compensação do sistema.

camiseta postural, sucesso nos EUA e agora no Brasil

Como os corretores de postura Alignmed podem ajudar ao idoso no tratamento de dores nas costas: 

  • Nossos produtos foram cientificamente comprovados para combater os efeitos dos distúrbios ortopédicos, já que coloca o corpo em alinhamento anatômico adequado, o qual é uma variável-chave para aumentar a força, resistência, equilíbrio, saúde das articulações, circulação e bem-estar geral.

  • Coluna vertebral:  Nossos produtos foram cientificamente comprovados para reduzir a dor, melhorar o alinhamento da coluna vertebral, aumentar a ativação do núcleo e melhorar a saúde geral, reduzindo o desgaste do corpo.

  • Ombro:  Nossos produtos foram cientificamente comprovados para melhorar a postura do ombro, aumentar a estabilidade escapular, aumentar a amplitude de movimento do ombro, melhorar a força do manguito rotador e diminuir a dor.
  • Cotovelo : A postura adequada resulta em aumento do fluxo sanguíneo e condução nervosa para os braços e pernas. Os benefícios observados com esse aumento são força aprimorada, alívio da dor e cicatrização acelerada.
  • Pulso/mão:  A postura adequada resulta em aumento do fluxo sanguíneo e condução nervosa para os braços e pernas. Os benefícios observados com esse aumento são força aprimorada, alívio da dor e cicatrização acelerada.

Corrija sua postura com os produtos Alignmed Brasil

Por isso, se você tem algum desses problemas citados neste texto, considere adquirir os produtos ALIGNMED. Você o impacto e resultado logo no início. 

Para saber mais e adquirir nossos produtos, sucesso nos EUA, entre na nossa loja.

isabelle

jessica

Referências

  1. Kisner C, Colby LA. Exercícios terapêuticos. São Paulo: Manole; 2005.
  2. Palmer LM, Apler ME. Fundamentos das técnicas de avaliação musculoesquelética. 2. ed. São Paulo: Guanabara-Koogan; 2000.
  3. Hayne CR. Considerações sobre profilaxia e ergonomia. In: Grieve GP Moderna terapia manual da coluna vertebral. São Paulo: Panamericana; 1994.
  4. Moreira AL. Ergonomia: mitos, verdades e controvérsias. Rev Ciências Gerenciais. 2005;9(11):54-61.
  5. Simoceli L, Bittar RMV, Bottino AM, Bento RF. Perfil diagnóstico do idoso portador de corpo saudável: resultados preliminares. Rev Bras Otorrinolaringol. 2003;69(6):772-7.
  6. Rogers MW, Mille ML. Estabilidade lateral e quedas em idosos. Exerc Sport Sci Rev. 2003;31(4):182-7.
  7. Néri AL. As políticas de atendimento aos direitos da pessoa expressa no Estatuto do Idoso. A Terceira Idade. 2005;16(34):7-24.
  8. Lacourt MX, Marini LL. Decréscimo da função muscular decorrente do envelhecimento e influência na qualidade da vida: uma revisão de literatura. Rev Bras Ciên Envelhecimento Hum. 2006;3(1)114-21.
  9. Bonder BR, Wagner MB. Desempenho funcional em idosos. Filadélfia: Companhia Davis; 2001.
  10. Barela JA, Freitas Jr, P. Alterações no funcionamento do sistema de controle postural de idosos. Uso da informação visual. Rev Port Cien Desp. 2006;6(1):94-105.
  11. Mochizuki L, Amadio AC. As funções do controle postural durante a postura ereta. Rev Fisioter Univ São Paulo. 2003;10(1):7-15.
  12. Gonçalves DFF, Ricci NA, Coimbra AMV. Equilíbrio funcional de idosos da comunidade: comparação em relação ao histórico de quedas. Rev Bras Fisioter. 2009;l3(4):316-23.
  13. Massion J. Sistemas de controle postural na perspectiva do desenvolvimento. Neurosci Biobehav Rev. 1998;22(4):465-72.
  14. Maciel ACC, Guerra RO. Prevalência e fatores associados ao déficit de equilíbrio em idosos. R Bras Ci Mov. 2005;13(1):37-44.
  15. Gai J, Gomes L, Nóbrega OT, Rodrigues MP. Fatores associados a quedas em mulheres idosas residentes na comunidade. Rev Assoc Med Bras. 2010;56(3):327-32.
  16. Takahashi T, Ishida K, Hirose D, Nagano Y, Okumiya K, Nishinaga M, et al. A deformidade do tronco está associada à redução das atividades ao ar livre da vida diária e à satisfação com a vida em idosos da comunidade. Osteoporos, Int. 2005;16(3):273-9.
  17. Ruwer SL, Rossi AG, Simon LF. Equilíbrio no idoso. Rev Bras Otorrinolaringol. 2005;71(3):298-303.
  18. Kauffman TL. Postura. In: Manual de reabilitação geriátrica. 1. edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2001.
  19. Olney SJ, Culham EG. Alterações de postura e marcha. In: Pickles B, Ann C, Janet CCS, Vander VA. Fisioterapia na terceira idade. 2. ed. São Paulo: Santos; 2002.
  20. Lianza S. Medicina de reabilitação. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2001.
  21. Cailliet R. Doenças dos tecidos moles. 3. ed. Porto Alegre: Artmed; 1998. pág. 127-8.
  22. Guccione AA. Fisioterapia Geriátrica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2002.
  23. Clarkson HM. Avaliação musculoesquelética: Amplitude de Movimento Articular e Manual. Força Muscular Filadélfia Lippincott. Filadélfia: Williams & Wilkins; 2003.
  24. Rodrigues IG. Velocidade de marcha, quedas, medo de cair e capacidade funcional em idosos da comunidade: dados da FIBRA [dissertação]. Campinas, SP: Universidade de Campinas; 2009.
  25. Teixeira CS, Link DM, Ribeiro JK, Costa VP, Mota CB. Aspectos biomecânicos do caminhar em idosos. In: XVII Jornada Acadêmica Integrada. Anais Acadêmicos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): Santa Maria; 2002.
  26. Melo W, Rocha M, Silva A, Bona C, Tourinho Filho H. Nível de força isocinética de mulheres idosas. In: XVII Jornada Acadêmica Integrada. Anais Acadêmicos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): Santa Maria; 2002.
  27. Fried LP, Ferrucci L, Darer J, Williamson JD, Anderson G. Desembaraçando os conceitos de deficiência, fragilidade e comorbidade: implicações para melhor direcionamento e atendimento. J Gerontol A Biol Med Sei. 2004;59(3):255-63.
  28. Freitas SM, Wieczorek SA, Marchetti PH, Duarte M. Alterações relacionadas à idade no controle postural humano de pé prolongado. Postura da Marcha. 2005;22(4):322-30.
  29. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 177, Fevereiro de 2013. Disponível em: https://efdeportes.com/efd177/envelhecer-sem-postura-na-terceira-idade.htm. Acesso em 18 out. 2022
  30. FREITAS,  Eduardo. O número de idosos deverá aumentar no Brasil Uol, 2022. Disponível em:https://brasilescola.uol.com.br/brasil/o-numero-idosos-devera-aumentar-no-brasil.ht Acesso em 18 out. 2022. 
  31. FREITAS, Eduardo de. "O número de idosos deverá aumentar no Brasil "; Brasil Escola
  32. DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Envelhecimento"; Brasil Escola. Uol, 2022. Disponível em:https://brasilescola.uol.com.br/saude/envelhecimento.htm. Acesso em 18 de outubro de 2022.
  33. BUENO, Thaís. Alterações de Postura no Idoso Decorrentes do Envelhecimento. Portal do Idoso, 2017. Disponível em: https://idosos.com.br/alteracoes-de-postura/. Acesso em 18 out. 2022.
  34. CARVALHO, Elucien. A postura do idoso e suas implicações clínicas. Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2011.Disponível em:http://ggaging.com/details/241/pt-BR/a-postura-do-idoso-e-suas-implicacoes-clinicas Acesso em 18 de out. 2022.
  35. PIMENTA, Lívia. Autoavaliação da postura por idosos com e sem hipercifose torácica. SciELO, 2012.  Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/vByFsYpQ7YKPLmBsvQCGLZD/?lang=pt Acesso em 18 de out. 2022.

✔️ Produto adicionado com sucesso.