novembro 08, 2022 5 min ler
Resumo
Em março de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a pandemia de COVID-19 se tornou um problema global. Para diminuir a propagação desta patologia, foram implementadas normas de segurança sanitária de forma mundial. Essas medidas acabaram mudando o estilo de vida das pessoas, o maior exemplo dessa medida foi o trabalho de forma remota, sendo forçados a se isolar. Portanto, a dor lombar, conhecida como lombalgia, sendo a causa mais comum de incapacidade em todo mundo, é um sintoma frequente da COVID-19. Ademais, muitas vezes tem se associado com os diferentes tipos de estilo de vida (estilo de trabalho, prática de exercícios físicos e peso corporal). Portanto, o objetivo deste estudo foi estimar o efeito do bloqueio da COVID-19, sendo visto a intensidade e prevalência de dor nas costas em comparação com as taxas antes da pandemia.
Abstract
In March 2019, the World Health Organization (WHO) declared that the COVID-19 pandemic has become a global problem. For world reference of world security. These measures end up changing people's lifestyles, most of which are remote, being forced into a measure of isolation. Therefore, low back pain, known as low back pain, being the most common cause of disability worldwide, is a frequent symptom of COVID-19. In addition, they are often associated with different types of lifestyle (work, physical exercise and body weight). Therefore, the aim of this study was to estimate the effect of blocking COVID-19 by looking at the intensity and prevalence of back pain compared to pre-pandemic rates.
Introdução
Segundo a Organização Mundial da Saúde – (OMS) o coronavírus é um vírus que pode causar infecções respiratórias, comumente encontrado em animais como gatos e morcegos, e que raramente, essa família de vírus comuns podem infectar pessoas. MERS-CoV e SARS-CoV são exemplos de vírus que podem ser contagiosos para as pessoas. Recentemente no ano de 2019 na Cidade de Wuhan na China, houve uma nova transmissão, que foi se disseminando de pessoa para pessoa rapidamente por todo o mundo. Foi constatado que a transmissão pode ser causada por apertos de mãos contaminadas, secreções respiratórias, gotículas de saliva, espirros, objetos ou superfícies contaminadas, como maçanetas de portas, objetos compartilhados como talheres e objetos de uso pessoal. (OMS, 2020; Brasil, 2020).
O coronavírus que causa a COVID-19 é denominado por (SARS-CoV-2), no Brasil teve seu primeiro caso registrado no dia 26 de fevereiro de 2020 em São Paulo. O homem que estava infectado voltou de viagem da Itália entre os dias 9 e 21 de fevereiro de 2020. No dia 11 de março de 2020 o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na Cidade de Genebra, na Suíça, caracterizou a doença como uma pandemia acometendo assim todos os Países (Opas Brasil, 2020; G1.com, 2020).
A doença tem uma série de sintomas que podem se apresentar como um resfriado ou de uma síndrome Gripal-SG, tais como: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, pode surgir uma pneumonia severa, dispneia e cansaço (Brasil, 2020).
Para evitar a contaminação de pessoa para pessoa, a OMS recomenda a higienização das mãos, uso de máscara e o distanciamento de, pelo menos, um metro entre as pessoas. (Coronavírus Brasil 2020; OMS, 2020).
O alto número de contaminados e a inexistência de um tratamento que funcionasse levou o Ministério da Saúde a tomar medidas emergenciais para conter a disseminação do vírus. A população foi orientada sobre a prevenção, contaminação e o que fazer caso a pessoa fosse infectada. Uma das principais medidas emergenciais tomadas foi o isolamento social, onde as pessoas só devem sair de casa em extrema necessidade, assim como, os serviços não essenciais foram fechados ou sua carga horária de trabalho foi reduzida. (OMS, 2020; Rodrigueset al., 2020)
A Relação da Covid-19 a dor nas costas se dá por conta do forte isolamento que causou sedentarismo nas pessoas, ocasionando assim um enfraquecimento na musculatura que sustenta a coluna, segundo o Ortopedista João Paulo Bergamaschi do Hospital Samaritano. Em casa é comumque as pessoas não tenham um local adaptado para trabalhar mesas e cadeiras pouco ergonômicas, passando muito tempo no computador ou até mesmo no celular, isso ocasiona uma má postura desencadeando incômodos e fortes dores nas costas, devido a cansaço, estresse, ou até mesmo por pancadas ou de hérnias, aneurismas ou fraturas. (Tua Saúde, 2022)
Organização Mundial da Saúde – (OMS), diz que 85% das pessoas sofrem com algum tipo de patologia, ou sentiram alguma vez na vida sentiram dores na coluna. Entende-se que quando a dor vem, com ela vem a vontade incontrolável de tomar medicamentos que aliviam as dores, a automedicação não é recomendada, pois pode ocasionar efeitos colaterais dependendo do medicamento a ser utilizado. (Viva bem, 2018)
Há métodos que podem ser utilizados para fugir da automedicação que são eles segundo o Jornal Metrópoles, pode ser realizado alongamentos, pilates, massagens, exercícios, banhos quentes e relaxantes, acupuntura. (Jornal Metrópoles, 2019).
Tratamento
A Camiseta Postural Alignmed Brasil, é a escolha perfeita para uma maior amplitude de movimento, prevenção de lesões, redução da dor, cicatrização e recuperação mais rápida. Anatomicamente construída com painéis de tensão Neurobands® que ativa e estimula os grupos e as articulações perfeitas para manter a forma.
Geram uma resistência controlada fazendo com que seus esforços contraiam para aumentar sua força, mantendo você no seu melhor desempenho. Nós da Alignmed Brasil podemos te ajudar a dar adeus às dores na coluna. (Alignmed Brasil, 2022).
Referências
PINHEIRO, Chloé. Covid-19 é a doença sistêmica: conheça estragos e sintomas fora dos pulmões. Veja Saúde, 2020. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/covid-19-e-doenca-sistemica-conheca-estragos-e-sintomas-fora-dos-pulmoes/. Acesso em: 11 out. 2022.
Dor nas costas é sintoma de coronavírus? Saiba o que fazer se sentir dores durante a pandemia. Equipe Dasa.
Disponível em: https://dasa.com.br/blog/coronavirus/dor-nas-costas-covid-19/. Acesso em:11 out. 2022.
BIZ, Manuela. Maneiras de combater a dor nas costas sem precisar tomar remédio. Uol, 2018. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/08/09/cinco-maneiras-de-combater-a-dor-nas-costas-sem-precisar-tomar-remedio.htm
Acesso em: 11 out. 2022.
PINHEIRO,Marcelle. 10 formas simples de aliviar a dor nas costas. Tua Saúde, 2022. Disponível em:
https://www.tuasaude.com/10-dicas-para-eliminar-a-dor-nas-costas/ Acesso em: 11 out. 2022.
Camiseta Postural Feminina- Posture Shirt Pullover. AlignMed Brasil, 2022. Disponível em:https://alignmedbrasil.com.br/. Acesso em: 11 out. 2022.
Dor nas costas? Veja exercícios simples para aliviar desconforto. Metrópoles, 2019. Disponível em:https://www.metropoles.com/saude/confira-exercicios-para-diminuir-as-dores-nas-costas-no-trabalhoAcesso em: 11 out. 2022.
Radulović, A. et. al. From home and musculoskeletal pain in telecommunications workers during COVID-19 pandemic: a pilot study. PUBMED, 2021. Disponível em:https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34587664/. Acesso em 11 de out. de 2022.
Šagát, P. et al. Impact of COVID-19 Quarantine on Low Back Pain Intensity, Prevalence, and Associated Risk Factors among Adult Citizens Residing in Riyadh (Saudi Arabia): A Cross-Sectional Study. Int J Environ Res Public Health. PUBMED, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35457462/https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35457462/. Acesso em 11 de out. de 2022.
✔️ Produto adicionado com sucesso.