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outubro 13, 2022 6 min ler

Uma postura inadequada (mantida por longo período), pode levar a complicações cardíacas e circulatórias. Neste contexto, é fundamental que ao sentar o sistema circulatório não sofra nenhuma interferência física, o qual pode acontecer quando o posicionamento das pernas não for adequado. Estudos apontam que ao sentar-se em cima das pernas, permanecer com elas elevadas, cruzadas ou se sentar em uma cadeira muito baixa que posicione o joelho acima da linha da cintura, faz com que o quadril pressione veias e artérias localizadas nesta região, restringindo a passagem do sangue pelos membros inferiores. Embora pareça imperceptível, em curto prazo de tempo o coração aumenta levemente a frequência cardíaca para conseguir compensar essa restrição venosa. Já em longo prazo, essas mudanças podem contribuir para o aumento da pressão arterial, bem como proporcionar inchaços nos membros inferiores.

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Veja só as consequências da má postura:

Dor de cabeça: a má postura é uma das principais causas de dores nas costas e dores de cabeça. Inclinar-se para baixo coloca uma tensão extra nos músculos posteriores do pescoço para evitar que a cabeça caia para frente. Isso pode sobrecarregar os músculos causando dores nas costas;

Problemas de sono: a má postura pode afetar negativamente a nossa capacidade de dormir. Já que se nosso sistema muscular não estiver alinhado da maneira certa, não poderemos relaxar completamente;

Dores nos pés: Todo esse desalinhamento também pode afetar seus pés. A má postura pode criar dor no pé, isso torna importante prestar atenção na sua postura da cabeça aos pés;

Fadiga: Quando você tem uma má postura, seu corpo tem que trabalhar mais para mantê-lo em pé. Isso pode acabar fazendo com que você se sinta cansado;

ma postura corporal

Como tratar as doenças posturais?

Segundo o blog de Helder Montenegro REVISÃO11/jun – 2021, o primeiro passo para tratar as doenças posturais é obter o correto diagnóstico do problema.

Cada problema terá uma abordagem, mas se o paciente vai ao especialista com queixa de dor, primeiramente ele tratará da existência da dor.

Assim, serão prescritos medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares.

Medidas analgésicas por fisioterapeutas também são indicadas, como a aplicação de TENS (neuroestimulação elétrica transcutânea), o qual ajuda a minimizar a dor local.

Outros aparelhos, como laser e ultrassom, também ajudam na redução da dor local e estimulam a reparação.

A fisioterapia é forte aliada no tratamento das doenças posturais. Além de aliviar a dor sentida pelo paciente, o plano de tratamento fisioterapêutico também engloba exercícios posturais.

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Com a reeducação postural global, o paciente aprenderá a manter a postura adequada.

O profissional da fisioterapia também elaborará exercícios de fortalecimento e alongamento, específicos para o problema apresentado pelo paciente.

Prevenção de doenças posturais

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A prevenção é a melhor forma de se evitar doenças posturais.

A melhor forma de não se ter doenças posturais é através da prevenção.

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Adotar uma postura adequada, seja no trabalho, seja quando estamos no sofá ou simplesmente durante uma caminhada, parece simples, mas nem sempre é fácil. Mas, algumas dicas podem facilitar o processo:

Postura correta sentada

Quando estamos sentados, é importante que os pés estejam no chão. Caso isso não seja possível, adote o uso de um apoio nos pés.

Coluna reta, ombros para trás, com os glúteos tocando a parte inferior do banco ou cadeira.

Lembre-se de que não deve haver tensão no pescoço, nos braços ou em qualquer outra região do corpo, enquanto estamos sentados.

Outra dica importante: não projete os ombros para frente, o que causa maior tensão na região lombar.

Os joelhos devem permanecer flexionados a 90º. Ajuste a altura da cadeira para que os braços fiquem apoiados a 90º, e os pés apoiados no chão ou em um apoio.

Não torça o quadril nem para um lado, nem para o outro enquanto estiver sentado (a).

Para não forçar a região cervical, mantenha a tela do computador, caso esteja em um escritório, na altura dos olhos.

postura certa

Postura correta enquanto anda

Caminhe com a coluna ereta, com os braços soltos, não tensionados. Não precisa movimentar excessivamente os braços, ou seja, não vá cruzando os braços na frente do corpo constantemente.

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Olhe para frente. Procure não abaixar a cabeça para olhar a tela do celular, ao contrário, levante o aparelho na altura dos olhos, quando for olhar a tela, para não forçar a região do pescoço.

Caso surjam dores, não ignore o problema. Busque diagnóstico médico adequado.

Quando for levantar algum peso, não o faça com as pernas esticadas, mas sim, dobrando os joelhos e, então, aproximando-se do objeto a ser levantado.

Outro fator muito importante: não tome medicações sem orientação médica adequada! Isso pode mascarar problemas e até piorar o quadro clínico.

Muitas vezes, os casos clínicos têm bom resultado com tratamento conservador, ou seja, sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos.

E, até quando a cirurgia é indicada, a fisioterapia também será essencial para a recuperação pós-cirúrgica.

Embora as doenças posturais possam gerar dor e desconforto, é importante saber que esses problemas têm tratamento e a qualidade de vida do paciente pode melhorar, consideravelmente, quando o tratamento correto é instituído e seguido pelo paciente.

A postura corporal é uma atitude indefinível, pois varia de indivíduo para indivíduo, estando condicionada a diversos fatores, como hereditariedade, profissão, proporcionalidade dos segmentos do corpo, tônus muscular etc. (FRACAROLLI, 1981).

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A manutenção da postura corporal está relacionada com o tônus muscular (estado de ligeira tensão dos músculos no estado de repouso). Esse regula a disposição postural dos segmentos corporais e impede que se desarranjem. Os agentes do tônus são os fusos neuro-musculares, cuja atividade mantém-se em permanência pelos moto-neurônios-gama. Os motos-neurônios-alfa controlam a contração muscular e atuam em relação aos alongamentos dos fusos. Com um alongamento correspondente a três gramas, os fusos desencadeiam o reflexo miotático, que leva à contração do músculo estriado. Com uma tensão de 100 a 200 gramas, os Corpúsculos de Golgi originam o reflexo miotático inverso, que inibe o músculo alongado e facilita o seu antagonista (GREEN, 1983).

Segundo MASSARA (1986), na postura corporal convergem todos os elementos que caracterizam o movimento. A postura não é somente a expressão mecânica do equilíbrio corpóreo, mas é a expressão somática da personalidade, a manifestação da unidade psico-física do ser. Partindo desse princípio, não basta haver uma intervenção cinesiológica corretiva, mas devem-se levar em consideração os fatores de ordem psicofísico e socioambientais. E necessário que o indivíduo desenvolva uma consciência da postura, através de uma vivência global da mesma, respeitando as possibilidades biomecânicas. O autor recomenda os seguintes exercícios: relaxamento geral, regulação respiratória, percepções das sensações, percepção de contato, movimentos articulares e a percepção do equilíbrio vertical.

Para KENDALL; Mc CREARY (1987), postura corporal é uma composição das posições de todas as articulações do corpo, em qualquer momento.

Para LEHMUKUHL; SMITH (1989), a postura corporal é definida como a posição ou atitude do corpo, o arranjo relativo das partes corporais para uma atividade específica, ou uma maneira característica de uma pessoa sustentar o corpo e realizar atividades físicas, com menor gasto de energia. A postura e o movimento estão intimamente relacionados; o movimento pode começar com uma determinada postura e terminar com outra. As relações posturais dos segmentos corporais podem ser alteradas e controladas voluntariamente, controle este que é efêmero, pois exige concentração.

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MASSARA; BANKOFF; STEFANO (1990) consideram que a postura corporal no adulto é um hábito de se posicionar diante das diversas situações. Cada indivíduo apresenta uma característica particular diante dos fatos. A postura é imposta por alterações intrínsecas ao corpo, que passam a interferir no cotidiano, modificando as cadeias, e conseqüentemente, os movimentos corporais.

A postura significa, segundo MASSARA; RAIMONDI (1990), "posição equilibrada e coordenada do corpo, em ação estática ou em preparação ao movimento, obtida e mantida com máxima economia". Há dois tipos de posturas: há aquela que se adapta às circunstâncias, com o mínimo de gasto de energia e a não integrada com os seus componentes da economia, o que nada mais é do que a resultante do uso inadequado do corpo nas mais diversas atividades.

O alinhamento corporal adapta-se, a todo momento, à manutenção do equilíbrio. Ao contrário do que parece à simples observação, a postura em pé, por exemplo, é um equilíbrio dinâmico e altamente complexo, que depende da contração simultânea e seqüencial de numerosos músculos. Os ajustes posturais garantem a manutenção do equilíbrio, ou seja, corrigindo a posição da cabeça, corpo e membros em todo o momento que a postura se modifica (MUNHOZ, 1995).

POSTURA ADEQUADA E INADEQUADA Para BURT (1950), a postura adequada relaciona-se com a passagem da linha da gravidade entre apófise mastóide, extremidade do ombro, quadril e anterior ao tornozelo.

Para KENDALL; KENDALL (1968) a boa postura é importante para proporcionar um bom funcionamento do corpo.

A postura ideal corresponde às necessidades biomecânicas, que permitem a sustentação da posição vertical, com esforço muscular mínimo. A postura inadequada pode ser observada na dificuldade de manutenção de equilíbrio desses dois fatores (KNOPLICH, 1985).

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