fevereiro 23, 2023 6 min ler

alignmed brasil

Resumo:  

Introdução: O envelhecimento é parte do processo da vida, e a expectativa de vida no Brasil vem aumentando cada vez mais. Os sinais do envelhecimento vão aparecendo com a idade apresentam, diminuição da elasticidade dos tecidos moles, as articulações são menos capazes de absorver pressões e tornam-se mais rígidas.Discussão: A  abordagem intervencionista promoveu    significativa percepção positiva ao envelhecimento ativo das participantes. As camisetas posturais da Alignmed® Brasil podem trazer inúmeros benefícios para saúde dos idosos, pois além de utilizar tecnologia das Neurobands, auxilia na diminuição de dores causadas pela má postura.Conclusão: À medida que a expectativa de vida aumenta no Brasil, aumenta-se também as alterações que o corpo sofre devido à idade. A Alignmed®Brasil tem como objetivo principal trazer a melhora da postura e diminuir a dor através de suas camisetas posturais.

Palavras-Chaves:Camisetas posturais, idosos, envelhecimento.

1 - Introdução

O envelhecimento é parte do processo da vida, e a expectativa de vida no Brasil vem aumentando cada vez mais, sendo assim, têm se estudado mais sobre as consequências e os processos fisiológicos e patológicos do envelhecimento. 

O envelhecimento ativo, segundo a OPAS, corresponde a uma política que descreve um “processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas”. Ela se aplica tanto a indivíduos quanto a grupos populacionais e esta voltada para a implantação de um modelo de vida saudável além de qualidade de vida para as pessoas em fase de envelhecimento (SOUZAet al; 2021).

Durante esse processo, o indivíduo passa pela fase de senescência e senilidade. A primeira corresponde a um conjunto de transformações fisiológicas naturais decorridas do envelhecimento e não configura doença. Já na fase de senilidade, as manifestações patológicas são protagonistas e de forma gradual ocasionam um declínio no funcionamento dos sistemas corporais, o que pode resultar em óbito (SOUZAet al; 2021).

Os sinais do envelhecimento vão aparecendo com a idade, incluindo-se neles os seguintes aspectos: branqueamento e espessamento do cabelo; perda de elasticidade e secura da pele; possibilidade de a audição ficar prejudicada, a visão diminuída, a adaptação ao escuro limitada e a fala torna-se restrita; o aprendizado e a memória de curto prazo ficam prejudicados; os limiares da dor passam a ser altos e a sensibilidade a ela se manifesta em menor intensidade; o sistema cardiovascular diminui quanto à eficiência, ocorrendo uma mobilidade torácica mais restrita; e a capacidade vital é reduzida (SILVEIRAet al; 2010).

Os idosos apresentam, também, diminuição da elasticidade dos tecidos moles, as articulações são menos capazes de absorver pressões e tornam-se mais rígidas, as cartilagens menos elásticas, o poder muscular diminui, levando à desaceleração dos movimentos e à perda da coordenação, ossos podem se tornar osteoporóticos, aparecem as dificuldades com o equilíbrio e alterações na postura corporal (SILVEIRAet al; 2010).

Nessa perspectiva, outras modificações ocorrem com o envelhecimento, segundo (NETTO; 2009), que publicou um estudo revelando que a musculatura apresenta-se com uma espessura menor; os vasos sanguíneos ficam mais frágeis, propiciando fácil aparecimento de lesões e alterações; com o passar do tempo, a pele perde colágeno e elastina, originando as rugas e hematomas por pequenas batidas e levando, ainda, à hipotermia facilmente em situações de queda brusca de temperatura; o aparecimento de manchas é comum, principalmente em áreas muito expostas à luz; há queda da massa óssea, perda de massa muscular, diminuição dos espaços intra-articulares, alterações do sistema nervoso decorrentes da perda de massa encefálica, com consequente comprometimento de equilíbrio (SILVEIRAet al; 2010).

Ocorrem, também, transformações no miocárdio e no sistema respiratório, com a diminuição da expansão torácica e, pelas modificações posturais, há alteração da relação ventilação-perfusão; o sistema digestivo fica mais lento, acontecem mudanças nos índices hormonais, com diminuição da produção de estrógeno nas mulheres e redução gradual de testosterona nos homens; o sistema urinário e glandular também sofrem um processo degenerativo com o passar dos anos (SILVEIRAet al; 2010).

2 - Postura do Idoso

A manifestação do processo de envelhecimento é variável tanto em indivíduos da mesma espécie como de espécies diferentes. Esta constatação motiva pesquisadores a buscarem inúmeras definições sobre o que vem a ser envelhecimento, o que não impede que essas várias definições tenham algo em comum, que é a ideia de declínio das funções fisiológicas do corpo, perda da funcionalidade com o avanço da idade, aumento da incidência de doenças e elevação da probabilidade da morte (SILVEIRAet al; 2010).

Diante disso, a postura é, em termos gerais, definida como uma posição ou atitude em que a estrutura corporal se mantém relativamente em alinhamento, considerando-se as várias partes que a compõem, para uma atividade específica, ou uma maneira característica de sustentar o próprio corpo. (SILVEIRAet al; 2010).

Algumas estruturas são responsáveis pela sustentação do corpo, dentre elas estão ligamentos, fáscias, ossos e articulações, enquanto os músculos e seus tendões são estruturas dinâmicas com o propósito de manter o corpo em uma postura ou movimentá-lo de uma postura para outra (SILVEIRAet al; 2010).

Discussão 

3 - Intervenção 

Um ensaio clínico realizado em 2020 com idosos, O desalinhamento postural foi observado na totalidade das participantes, evidenciando comprometimento da habilidade na manutenção do centro de gravidade. Segundo Daniel et al. (2010), o alinhamento postural é um processo complexo de alto padrão de exigência de interação dos sistemas nervoso, locomotor e sensorial, os quais sofrem impacto com o processo de envelhecimento e expõe os idosos ao risco de quedas (SILVAet al; 2020). 

A    abordagem    intervencionista    promoveu    significativa    percepção    positiva    ao envelhecimento ativo das participantes, contribuindo a adoção e manutenção de uma postura adequada, como também para a inserção social, autonomia, ir e vir e produzir fonte à complementação da renda família, além de elevação da autoestima (SILVAet al; 2020). 

3.1 - Quais exercícios podem auxiliar na postura?

Um estudo publicado em 2012 citou alguns exercícios que podem trazer benefícios para saúde postural do idoso, além de melhorar sua qualidade de vida e diminuir as dores causadas pela má postura. Esses exercícios são: de equilíbrio, alongamentos e exercícios de força.

A prática do Pilates Solo também é eficaz para o fortalecimento da musculatura abdominal, diminuição da dor lombar e melhora da postura de idosos. Estes fatos nos atentam para a importância da prática dessa atividade, uma vez que o fortalecimento da musculatura abdominal em idosos está intimamente ligado ao equilíbrio e distribuição dos esforços na execução de atividades diárias, não sobrecarregando outras musculaturas do corpo. 

Outra questão importante é ao fato da dor ser a principal queixa e causa de limitações funcionais entre os idosos, afetar um número grande de pessoas que sofrem desse mal e ser uma das principais características do processo de envelhecimento. Sendo assim, o resultado significativo na diminuição da dor lombar após realização de exercícios do método Pilates solo, mostrou que a prática dessa atividade contribui para a qualidade de vida dessas pessoas. Além disso, os resultados positivos quanto à postura corporal dos idosos participantes da pesquisa, nos mostra a importância de se manter ativo e assim melhorar os desvios posturais, fato muito observado nas pessoas com idade avançada.

4 - Alignmed® Brasil e camisetas posturais 

As camisetas posturais da Alignmed® Brasil podem trazer inúmeros benefícios para saúde dos idosos, pois além de utilizar tecnologia das Neurobands, auxilia na diminuição de dores causadas pela má postura, aumenta a propriocepção da região da coluna. Além disso, alguns estudos comprovam até a melhora da capacidade respiratória devido à melhora da postura, o que pode trazer resultados positivos na saúde do idoso que já apresenta alguma alteração ou para que o idoso possa prevenir futuras deformidades posturais.
camiseta postural

4.1 - Benefícios da camiseta postural

  • Melhora das dores posturais;
  • Aumenta o equilíbrio muscular;
  • Melhora propriocepção; 
  • Faz ativação do metabolismo;   

5 - Conclusão

À medida que a expectativa de vida aumenta no Brasil, aumenta-se também as alterações que o corpo sofre devido à idade. Muitos estudos falam sobre as alterações posturais e fisiológicas de um idoso, sendo assim, muitos estudos falam a importância do movimento e atividade física na diminuição do impacto postural na vida do idoso. A Alignmed®Brasil tem como objetivo principal trazer a melhora da postura e diminuir a dor através de suas camisetas posturais, podendo assim, ser de extrema importância para uso durante ou até mesmo depois das atividades físicas. 

6 - Referencias Bibliográficas

SILVEIRA; PASQUALOTTI; COLUSSI; WIBELINGE;Envelhecimento humano e as alterações na postura corporal do idoso;Revista Brasileira de Ciências da Saúde; 2010. 

SILVA, NASCIMENTO, VALENCA; ALVES, PIRES E SILVA;Efeitos do exercício físico na alteração postural e funcionalidade de idosos: cuidados ao longeviver saudável; Reserach, Society and Development; 2020. 

FLÁVIA PORTO; ESPINOSA; VIVIAN; ITABORAHY; MONTENEGRO; FARINATTI; GURGEL; O exercício físico influencia a postura corporal de idosas?Motriz, Rio claro; 2012. 

SOUZA; QUIRINO; BARBOSA; Influência comportamental do idoso frente ao processo de senescência e senilidade;Revista Bis; 2021.

 QUEIROZ; BERTOLINI; SILVA; BENEMANN; Efeito do pilates solo na força abdominal e na postura de mulheres idosas com lombalgia;Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente; 2017.

✔️ Produto adicionado com sucesso.