abril 12, 2023 6 min ler
Os ombros caídos são um problema postural comum que pode resultar em dores no pescoço, costas e ombros, além de uma aparência menos atraente. A boa notícia é que existem exercícios específicos que podem ajudar a corrigir essa condição e melhorar a postura. Os exercícios para corrigir ombros caídos geralmente envolvem o fortalecimento dos músculos do pescoço, ombros e costas, bem como a realização de alongamentos para aliviar a tensão muscular.
Você sente dores nas costas? Quando está em pé seus ombros tendem a cair para a frente? Geralmente, o que causa o problema é a postura errada. A falta de alinhamento pode piorar se não for tratada. A boa notícia é que, na maioria dos casos, ela pode ser corrigida.
A postura correta consiste em ambos os polegares apontando para frente e os ombros alinhados. Ortopedistas e fisioterapeutas conseguem identificar os pacientes que não seguem esses padrões a partir de testes. Assim, é definido o melhor tratamento para cada caso.
Sabe-se que alguns exercícios podem ajudar a manter os ombros na posição correta e aliviar o stress causado pela má postura. Assim como os músculos e as articulações, a coluna também pode ser treinada para encontrar o seu alinhamento. A rotina de exercícios pode ser feita em 20 a 30 minutos por dia, ou pelo menos três vezes por semana. As informações foram dadas pelo fisioterapeuta americano Gregory Minnis, segundo o portal Medical News Today
A primeira coisa a fazer é procurar relaxar os músculos superiores. O alongamento do trapézio superior é perfeito para isso.
Posição inicial: Para esse exercício, você pode ficar de pé ou sentada em um colchonete de ioga ou em uma manta. Mantenha a cabeça reta.
O que fazer:
O exercício do Superman envolve as partes superior e inferior das costas. Ajuda a combater a dor lombar e previne curvaturas na coluna.
Posição inicial: Deite-se de barriga para baixo, no colchonete de ioga (ou na manta).
O que fazer:
A ponte trabalha os glúteos e fortalece a parte inferior das costas, o que é importante para conseguir uma boa postura.
Posição inicial: Deite-se no colchonete de ioga, dobre os joelhos e coloque os pés afastados na largura do quadril. Estenda seus braços ao longo do corpo.
O que fazer:
Esse é um exercício eficaz para alongar os músculos das costas e dos ombros, eliminando a tensão e a dor.
Posição inicial: Fique em pé sobre um colchonete de ioga (ou manta), com os pés a uma distância maior do que a largura dos ombros; coloque as mãos estendidas para trás e as entrelace, como na imagem acima.
O que fazer:
Um rolo de espuma é relativamente barato (custa cerca de 100 reais) e pode ajudá-la a aliviar a dor nos músculos das costas, deixando os ombros na posição correta e melhorando sua postura geral.
Posição inicial: Pegue um colchonete de ioga e deite-se com os pés separados na largura dos quadris e os pés no chão. Coloque o rolo abaixo da omoplata.
O que fazer:
O exercício gato e vaca é excelente para alongar as costas, a parte inferior de sua coluna e os músculos centrais.
Posição inicial: Fique em quatro apoios sobre o colchonete de ioga, coloque as mãos sob os ombros e os joelhos e os pés na largura do quadril. Mantenha seus dedos apontando para a frente. Sua coluna deve ficar natural e reta, sem dobrar ou arquear.
O que fazer:
O alongamento do músculo flexor do quadril ajudará a acabar com a tensão dos músculos da pélvis e da região lombar.
Posição inicial: Ajoelhe-se em um colchonete de ioga, traga a perna direita à frente e a dobre em um ângulo de 90 graus. Seu pé deve ficar no chão. Apoie-se sobre o joelho esquerdo, que também deve dobrar 90 graus.
O que fazer:
O cão pássaro ajuda a acabar com a dor nas costas, fortalece a região do abdômen e promove a postura correta.
Posição inicial: Fique em quatro apoios no colchonete de ioga, com as mãos sob os ombros e os joelhos separados na largura do quadril. Sua coluna deve estar reta e neutra.
O que fazer:
A prancha não é apenas eficaz na hora de queimar gordura, mas também ajuda a fortalecer os músculos da coluna, previne a dor nas costas e melhora a postura.
Posição inicial: Coloque seus antebraços no colchonete de ioga e alinhe os cotovelos abaixo dos ombros. Seus braços devem estar paralelos ao seu corpo, na largura dos ombros.
O que fazer:
O alongamento lateral da coluna pode ajudar a combater a dor e a tensão da região lombar e do tronco. Além disso, trabalha os músculos dos ombros.
Posição inicial: Deite-se de lado em um colchonete de ioga e dobre os joelhos e os quadris a 90 graus. Estenda os braços na lateral do corpo.
O que fazer:
Uma simples bola de tênis pode ajudá-la a remover a dor em seus ombros em diferentes áreas e relaxá-los. Tudo o que precisa é de uma bola de tênis e uma parede.
Posição inicial: Fique próxima da parede. Coloque a bola de tênis na parede e apoie-se nela, tanto de frente quanto de costas, fazendo uma pressão e relaxando os ombros.
O que fazer:
A massagem tailandesa é um método antigo de massagem que usa alongamento e pressão suave no corpo para aliviar as dores musculares e articulares e equilibrar seu corpo. Essa massagem ajuda a deixar os músculos mais flexíveis e elimina a rigidez crônica. Para melhor resultados na obtenção de uma boa postura e coluna saudável, você pode tentar fazer esse tipo de massagem, concentrando-se em seus músculos da coluna.
Os exercícios podem ser eficazes, mas também é importante prestar atenção à sua postura ao longo do dia e se esforçar para manter a coluna ereta.
Você tem boa postura? Talvez conheça alguns exercícios que ajudem a aliviar as dores nas costas e nos ombros!
A Alignmed® Brasil é especializada em roupas e acessórios que ajudam a melhorar a postura e a reduzir a dor muscular. Se você está enfrentando o problema de ombros caídos, a Alignmed® Brasil pode ajudar oferecendo uma variedade de produtos projetados para ajudar a melhorar sua postura, incluindo:
Alignmed® Posture Shirt: Uma camiseta com tecnologia patenteada de carga postural que ajuda a alinhar seus ombros e coluna vertebral, melhorando sua postura.
Além disso, a Alignmed® Brasil também pode oferecer orientação e suporte em relação à melhoria da postura, incluindo exercícios posturais e dicas de ergonomia para ajudar a prevenir o agravamento dos ombros caídos. É importante lembrar que, em alguns casos, é recomendável buscar orientação médica para avaliar a causa subjacente dos ombros caídos e determinar o melhor tratamento.
✔️ Produto adicionado com sucesso.