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dezembro 21, 2022 7 min ler

alignmed brasil

Resumo: 

Introdução: Conforme o processo de envelhecimento acelera, há cada vez mais pessoas idosas, o declínio da capacidade de equilíbrio dos idosos é uma razão importante para a restrição da mobilidade e quedas. O exercício aeróbico apresenta um bom resultado na melhora da saúde dos idosos.Objetivo:O objetivo deste artigo é falar sobre a importância dos exercícios aeróbicos para o idoso e sua associação ao uso das Camisetas Posturais daAlignmed® Brasil.

Conclusão: O processo de envelhecimento pode nos trazer diversas complicações e consequências, o exercício físico supervisionado tem como objetivo, diminuir a prevalência de complicações ocasionadas pelo envelhecimento. As camisetas posturais, pode ser ótima tanto para o dia a dia do idoso, quanto para os períodos de treinamentos, sendo de extrema importância que o idoso se mantenha ativo sempre. 

Palavras- chaves:Idoso;Alignmed® Brasil;Exercícios Aeróbicos.

Introdução:

Conforme o processo de envelhecimento acelera, há cada vez mais pessoas idosas, e há cada vez mais várias doenças relacionadas ao envelhecimento. Em particular, muitas pessoas idosas têm osteoporose, o que faz com que o tecido muscular e a força muscular se diminuam gradualmente, formando a síndrome de atenuação muscular dos idosos. Entre eles, o declínio da capacidade de equilíbrio dos idosos é uma razão importante para a restrição da mobilidade e quedas. Quando ocorre uma queda, é fácil causar fraturas em regiões de punho por exemplo, resultando em um prognóstico ruim. Além disso, muitas pessoas idosas têm disfunções cognitivas de diversos graus de impacto na capacidade de vida diária independente dos pacientes.

 Os exercícios aeróbicos são um programa de tratamento centrado na intervenção com movimento. Atualmente, é amplamente utilizado na atenuação muscular do idoso.  O exercício aeróbico apresenta um bom resultado na melhora da saúde dos idosos, especialmente no tratamento de doenças crónicas dos sistemas respiratório, digestivo, cardiovascular e outros. Muitos estudos provaram que o exercício, especialmente o treino de força, pode atrasar ou mesmo inverter o declínio da função neuromuscular e motora causado pelo envelhecimento, e melhorar a eficácia e segurança do exercício. Os idosos escolhem normalmente o exercício aeróbico para manter ou melhorar a função cardiovascular, resistência e/ou função endócrina (HOU and SUN; 2022).

O objetivo deste artigo é falar sobre a importância dos exercícios aeróbicos para o idoso e sua associação ao uso das Camisetas Posturais daAlignmed® Brasil.

O que é o processo de envelhecimento?

A ideia de que a velhice é dominada pela doença nem sempre se mostra como realidade, pois, mesmo existindo perdas, tanto no nível biológico como econômico, social e psicológico, a manutenção das atividades e do engajamento social e familiar favorece o envelhecimento saudável

O processo de envelhecimento consiste em alterações biológicas e fisiológicas no organismo do idoso. O sistema nervoso e musculoesquelético passam a apresentar comprometimentos significativos que prejudicam o equilíbrio corporal, o reflexo e a capacidade de deambulação (SANTOS; CARVALHOet al;2016).

No sistema musculoesquelético, as principais alterações que ocorrem com o envelhecimento são a diminuição da densidade óssea, da massa muscular e das unidades motoras. A marcha da pessoa idosa fica comprometida pelo desequilíbrio corporal. As alterações mais frequentes na marcha do idoso são a diminuição do comprimento do passo, da passada, da cadência e da velocidade da marcha (SANTOS; CARVALHOet al;2016).

 Senescência e senilidade: você sabe o que é?

 A senilidade, é entendida como o envelhecimento associado a patologias. Observamos que a presença de doenças e limitações juntamente com o envelhecer e todas as suas peculiaridades, essas doenças necessitam tratamento e manejos específicos. Alguns estudos costumam evidenciar, por exemplo, a osteoporose, a hipertensão arterial, o câncer e algumas doenças crônico-degenerativas que são mais prevalentes em populações idosas, mas que não devem ser consideradas inevitáveis e que muitas vezes não impedem o idoso de viver com normalidade (JUCHEMet al; 2016).

A senescência corresponde a um conjunto de transformações fisiológicas naturais decorridas do envelhecimento e não está relacionada a doenças. A Senescência é a etapa metabólica ativa do envelhecimento, caracterizada por mudanças fisiológicas naturais a nível celular. 

Efeitos do exercício físico no indivíduo idoso e suas consequências funcionais

Existem alguns fatores comportamentais que são capazes de interferir na condição de saúde do idoso durante o processo de envelhecimento ativo, dentre eles destacam-se a atividade física e a alimentação saudável, como promotores de uma melhor condição clínica e qualidade de vida na terceira idade. A prática regular de exercícios físicos pode trazer inúmeros benefícios para a saúde do idoso, podendo até retardar o desenvolvimento de declínios funcionais e reduzir o aparecimento de doenças crônicas. Além desses fatores, a prática desse tipo de atividade mostra-se positiva em relação à manutenção da saúde mental e ajuda na autonomia e independência do idoso melhorando a qualidade de vida dele (SOUZA and QUIRINO; 2021). 

A prática de exercícios físicos tem se mostrado como uma forma de auxiliar no tratamento das doenças crônico-degenerativas, além de ter um efeito neuroprotetor e preventivo no desenvolvimento de doenças neurodegenerativas. É associada à melhoria das funções cognitivas e executivas. Além disso, já foi claramente estabelecido que os exercícios físicos são uma forma eficaz de se prevenir o declínio da capacidade funcional de idosos. Os efeitos positivos da prática de exercícios físicos na funcionalidade de idosos incluem: maior independência em atividades de autocuidado, melhora da autoestima, melhor qualidade de vida, maior expectativa de vida, redução do risco de quedas e da mortalidade (SCIANNIA; FARIABet al; 2018).

Através de alguns estudos, comprovou-se que o exercício físico é eficaz para melhorar as estruturas e funções do Sistema Nervoso de idosos, com evidências positivas para desfechos relacionados às estruturas e funções do Sistema Nervoso Central, Sistema Nervoso Periférico e Sistema Nervoso Autônomo. Nos estudos, o exercício aeróbico foi o mais usado, com ampla faixa de variação de frequência e intensidade entre os estudos. A maioria dos estudos também apresentou avaliação de outros desfechos funcionais e, de uma forma geral, o exercício também foi eficaz para a melhora de estruturas e funções do sistema muscular e cardiovascular, da mobilidade, do equilíbrio e do padrão de marcha (SCIANNIA; FARIABet al; 2018).

Em um estudo de Revisão Sistemática, foram analisados diversos artigos, onde obtiveram como resultados que a prática de exercício físico tanto de forma crônica como aguda apresenta efeitos neuroprotetores e neurogênicos no Sistema Nervoso Central de indivíduos idosos. Em termos funcionais, os resultados apontaram para uma melhora principalmente em regiões e redes neurais associada com melhores desempenhos cognitivos, como aumento da memória, maior flexibilidade cognitiva e menor tempo de identificação e reação a estímulos (SCIANNIA; FARIABet al; 2018).

Foi observado também que a prática de exercício aeróbico por indivíduos idosos uma hora por dia, três vezes na semana, durante seis meses, pode proporcionar um aumento do volume cerebral, mensurado por meio de uma técnica de análise morfométrica (voxel-based morphometry analyses) em especial nas áreas frontal, temporal, córtex pré-frontal e corpo caloso, quando comparados com o volume cerebral de idosos sedentários. Os autores ressaltam que as regiões corticais e de substância branca que apresentaram maiores preservações com o exercício aeróbico desempenham papéis importantes nas atividades diárias. Por exemplo, o córtex pré-frontal está associado com processos cognitivos críticos e o lobo temporal, com funções de memória em longo prazo (SCIANNIA; FARIABet al; 2018).

Efeitos da prática de exercício físico no SNA (Sistema Nervos Autônomo)

parassimpático e simpático

sistema nervoso autônomo é uma parte do sistema nervoso que funciona independente da vontade e consiste em neurônios que conduzem impulsos desde o sistema nervoso central (cérebro e/ou espinal medula) até às glândulas, músculo liso e músculo cardíaco.

A prática de exercício físico apresenta efeitos benéficos no SNA dos idosos, atua como fator protetor para as disfunções cardiovasculares comumente observadas nessa população (maior controle de variáveis cardiovasculares como pressão arterial e frequência cardíaca). Assim como o processo de envelhecimento acarreta alterações NO corpo, o SNA também sofre mudanças com o passar do tempo, percebidas pelo aumento progressivo da atividade do sistema nervoso simpático (SNS). Esse aumento poderia levar ao desenvolvimento de diversas condições patológicas dos sistemas cardiovasculares e metabólicas, como hipertensão arterial sistêmica e insuficiência cardíaca congestiva. Como já se sabe que a prática de exercício físico pode regular a pressão arterial, ocasionando diversos benefícios para o sistema cardiovascular (SCIANNIA; FARIABet al; 2018).

Efeitos da prática de exercício físico no SNP (Sistema Nervoso Periférico) sistema nervoso periférico

Como a Camiseta Postural da Alignmed ® Brasil pode auxiliar o idoso?

As camisetas posturais daAlignmed® Brasil podem trazer inúmero benefícios para o idoso, afinal, durante o processo de envelhecimento é muito comum que o idoso apresente alterações posturais, como aumento da curvatura da coluna, denominada Cifose, que pode ocasionar fortes dores no dia a dia deste idoso. Sendo assim, as camisetas posturais podem ser utilizadas como coadjuvante nos períodos de exercícios físicos dos idosos, podendo diminuir dores durante e após os treinamentos.

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Conclusão

O processo de envelhecimento pode nos trazer diversas complicações e consequências como dores, alterações posturais e metabólicas, sendo assim, o exercício físico supervisionado tem como objetivo, diminuir a prevalência de complicações ocasionadas pelo envelhecimento. As camisetas posturais, pode ser ótima tanto para o dia a dia do idoso, quanto para os períodos de treinamentos, sendo de extrema importância que o idoso se mantenha ativo sempre. 

Referências Bibliográficas: 

HOU; SUN; EFFECT OF AEROBIC EXERCISE ON NEUROMUSCULAR QUALITY IN THE ELDERLY;Rev Bras Med Esporte; 2022.

RODRIGUES; BARROS; ROCHA; SANTOS;Fatores associados ao declínio da força muscular em membros superiores entre idosos residentes em áreas rurais;Arquivos de Ciências do Esporte; 2013. 

SANTOS; CARVALHO; LIMA; SILVA; FERREIRA; VASCONCELOS; DAMÁZIO;Análise dos parâmetros da marcha e do equilíbrio dos idosos após exercícios aeróbicos e terapêuticos. Arq. Cienc. Saúde UNIPAR, Umuarama, v. 20, n. 1, p, 19-23, jan./abr. 2016.

CIOSAK; BRAZet al;Senescência e senilidade: novo paradigma na atenção básica de saúde;Rev. Escola de Enfermagem da USP; 2011.

JUCHEM; DALTROSO; CARNIEL; Observação sobre senescência e senilidade em instituições de longa permanência;Salão do Conhecimento UNIJUÍ; 2016.

SOUZA; QUIRINO; Influência comportamental do idoso frente ao processo de senescência e senilidade. revisão da literatura;Revista Brasileira Interdisciplinar de Saúde;2021. 

SCIANNIA; FARIAB et al; Efeitos do exercício físico no sistema nervoso do indivíduo idoso e suas consequências funcionais; Rev. Bras. Ciênc. Esporte; 2018.

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