janeiro 17, 2023 4 min ler
COVID-19 X HOME OFFICE
Palavras-chave: Colete para coluna; corretor de postura; corretor postural; dor nas costas; colete postural.
Em 2020, a epidemia causada pelo COVID-19 afetou diversas áreas da sociedade. Em todo o mundo, diferentes setores, departamentos de várias áreas da sociedade e a própria sociedade civil enfrentaram uma ameaça inesperada que afetou os modos de vida, as condições de vida e as atividades cotidianas dos habitantes. Num cenário de incerteza e tantas mudanças e desafios, as preocupações com a saúde e as iniciativas de subsistência certamente se tornaram centrais neste contexto.
Na ausência de uma vacina eficaz para imunizar contra a infecção, e por estar disseminada na população em geral, o isolamento social foi considerado a forma mais importante de controlar a propagação do vírus, enquanto a comunidade científica se concentrava em entendê-lo por meio de pesquisas que visa conter a pandemia e compreender o impacto da COVID-19 na vida social. Para além do setor da saúde, as ciências sociais têm recolhido e analisado dados que permitem compreender como a pandemia afetou mercados, instituições, empresas e trabalhadores, e como estes atores sobreviveram à situação inesperada que se abateu sobre eles (PAIXÃO, BARBOSA, MYYNTI, 2020). ; BRANDINI, 2020).
No contexto de mudanças e incertezas, organizações de diversas áreas buscaram novas formas de adaptar suas políticas, procedimentos e métodos de trabalho (HAUBRICH; FROEHLICH, 2020). A epidemia causada pelo coronavírus tem provocado mudanças no comportamento do consumidor, nas estratégias organizacionais e também no trabalho (PARA, 2020). Principalmente quando se trata da rotina de trabalho, as organizações, desde as pequenas até as grandes empresas, têm sido desafiadas a realizar suas atividades e exigir funcionários “afastados”, exigindo maior flexibilidade e novas técnicas no cotidiano laboral (ANGONESE, 2020).
A necessidade de maior flexibilidade já fazia parte da estratégia da organização, fosse ela buscando maior vantagem competitiva, inovações na gestão de pessoas ou simplesmente maior autonomia e versatilidade do colaborador (ADERALDO; ADERALDO; LIMA, 2017).
A recente pandemia de COVID-19 levou a um declínio nos cuidados de saúde, não porque a morbidade diminuiu, mas devido ao medo de contrair COVID-19. As doenças da medula espinhal são bastante comuns na população em geral, mesmo durante uma pandemia não há interrupções de lesões na medula espinhal. Por outro lado, sintomas como dor lombar aumentam.
Muitas pessoas antes ativas tiveram que interromper suas atividades físicas durante o isolamento, adotando um estilo de vida sedentário, o que causou perda de massa muscular e enfraquecimento da coluna e resistência corporal, dificultando o atendimento às demandas da vida diária. Por outro lado, a diminuição da atividade física costuma ser acompanhada de ganho de peso, o que por sua vez agrava problemas de coluna anteriores.
Além disso, outra realidade atual que enfrentamos se deve à mudança na natureza do trabalho, que em muitas situações passou a ser feito remotamente por meio do home office. Essa adaptação muitas vezes significa passar horas na mesma posição, sentado em frente ao computador, em cadeiras não ergonômicas, em um home office improvisado.
Junte-se a isso fatores psicológicos causados pela incerteza quanto ao futuro, como medo, ansiedade ou depressão, e temos todas as condições para que sintomas como dores nas costas apareçam ou se agravem.
Postura é o arranjo ou conjunto de ângulos das articulações do corpo humano, que representa o encaixe relativo das partes do corpo e faz com que o sistema musculoesquelético proteja as diversas estruturas do corpo contra deformações e danos. A postura correta é quando você tem eficiência máxima e estresse muscular e articular mínimo, e qualquer posição que aumente o estresse é considerada má postura e a retenção prolongada pode causar dor e lesões nas articulações e músculos.
Sentar-se por muito tempo coloca mais estresse nos tecidos articulares da coluna e, portanto, requer suporte adequado para reduzir a pressão intradiscal. Assim, a má postura pode causar dores posturais como dores nas costas, dores na coluna cervical, cefaleia, dores nas articulações, tendinites, alterações posturais como escoliose, hipercifose torácica e hiperlordose cervical além de hérnia de disco.
Em uma posição ideal, deve haver o mínimo de tensão muscular e articular possível, porque essa tensão aumenta, ficamos em uma posição ruim, e se ela for mantida incorretamente por muito tempo, ocorre dor nas costas. Com o surgimento do novo coronavírus veio a necessidade do isolamento social e a necessidade da sociedade se beneficiar do home office, onde passaram a fazer seus trabalhos em suas próprias casas. No entanto, quando esses indivíduos ficavam muito tempo sentados em frente ao computador na mesma posição, eles começaram a reclamar de dor devido a essa má posição.
A qualidade de vida no trabalho é um fator muito importante, pois é considerada um meio de cuidar do bem-estar e da saúde dos empregados no desempenho das tarefas laborais, contribuindo para melhorar o desempenho no trabalho, aumenta a motivação em termos de produtividade, satisfação e serviço.
Como os corretores de postura Alignmed®️ podem ajudar no alinhamento postural:
Nossos produtos foram cientificamente comprovados para combater os efeitos de dor nas costas, já que coloca o corpo em alinhamento anatômico adequado, o qual é uma variável-chave para aumentar a força, resistência, equilíbrio, saúde das articulações, circulação e bem-estar geral.
✔️ Produto adicionado com sucesso.